sábado, 21 de junho de 2014

Sobre a corrupção no Brasil.

O PT é o partido mais corrupto da história!! Este é o discurso corrente em nossa mídia televisiva, em nossos grandes jornais, na direita radicalizada de nosso país. A oposição, capitaneada pelo PSDB, se propõe a moralizar o país, posando como arautos de uma ética sacrossanta, como verdadeiros exemplos na política.
No tempo da ditadura nada disso acontecia! -  dizem alguns. A se os generais tomassem o poder de novo, esses corruptos iriam ver uma coisa!! - dizem. Mensaleiros!!! – bradam em plenos pulmões os defensores da pátria.
Como pensador que sou, penso sobre estas afirmações e não consigo concordar com nenhuma. Pois bem, vejamos o discurso corrente da grande mídia. Defendem eles que o PT é o partido mais corrupto da história. Bom, o PT foi criado 1980, quase no fim da ditadura militar. Assim, é impossível que seja o partido mais corrupto da história do Brasil, até porque ele faz parte de uma pequena parte desta. Mas, não seria ele o partido mais corrupto se compararmos seus atos com todos os precedentes?
Um pensador gosta de pensar com base em fatos, e é nos fatos que vamos nos apoiar. E os fatos nos mostram um quadro completamente diferente.
Verificando os dados publicados pelo “Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral”, o que se constata é que o partido mais corrupto do Brasil não é o PT. Na corrupção eleitoral, o mais corrupto seria o DEM, com 20,4% dos cassados desde o ano 2000 (iniciando inclusive antes do PT assumir o poder no Brasil), o PMDB vem logo em seguida, com 19,5%, e o PSDB em terceiro, com 17,1%. O PT vem em nono lugar, com 2,9% dos casos, conforme se verifica na tabela a seguir:


Posição - Partido político
Sigla
Nº. de políticos cassados
Percentual
DEM
69
20,4%
PMDB
66
19,5%
PSDB
58
17,1%
PP
26
7,7%
PTB
24
7,1%
PDT
23
6,8%
PR
17
5%
PPS
14
4,2%
PT
10
2,9%
PPB
8
2,4%
PSB
7
2,1%


Vocês lembram do ficha limpa? Bom, para quem não conhece, é a Lei que prevê que políticos condenados em segunda instância não podem concorrer para cargos políticos. Pois bem, o partido que mais teve políticos barrados na eleição de 2012 por causa do ficha limpa foi, pasmem, o PSDB, o arauto da moralidade!!!! Vejam na tabela a seguir:

Partido
Candidatos barrados
PSDB
56
PMDB
49
PP
30
PR
25
PSB
23
PTB
22
PSD
20
PT
18


Assim, a afirmação de que o PT é o partido mais corrupto do Brasil não teria sustentação. Pelo contrário, o partido mais corrupto do Brasil seria de fato ou o PSDB ou o DEM, dependendo do critério utilizado.
Além disso, o que se verifica no Brasil na cobertura midiática é uma seleção dos casos de corrupção a serem extensivamente explorados. Veja a diferença na cobertura entre os casos de corrupção na Petrobrás e no metrô de São Paulo. No Metrô de São Paulo, estado governado pelo PSDB, fala-se em desvios de mais de 1 bilhão de reais, mas pouco se vê na mídia alusão a estes escândalos, ou a exploração sistemática deste caso com o fim de desgastar a imagem do PSDB. Veja nesta reportagem: http://www.istoe.com.br/reportagens/338295_E+AGORA+SERRA+

Eu, como pensador, me pergunto: por que  dois pesos e duas medidas, por que a corrupção do partido mais corrupto do Brasil de fato (o PSDB, conforme nossos dados) é tratada de forma diferente por nossa grande mídia dos casos de corrupção que envolvem o partido governista. E eu acho a resposta de forma muito rápida: não é do interesse dos donos da mídia que o PSDB seja tachado como um partido corrupto (que de fato é) aos olhos da sociedade brasileira uma vez que o objetivo primordial dos donos desta mídia é derrubar o governo atual. Este objetivo tem a ver com o fato de que os interesses da mídia, das famílias que dominam a mídia, vão de encontro com os interesses de quem o governo atual procura defender.
Veja, a família dona da rede globo, a família marinho, é a mais rica do Brasil, com uma fortuna estimada de mais de 28 bilhões de dólares:


E é o grupo de mídia mais influente, com o domínio da audiência na TV brasileira. Desta forma, é a família mais poderosa do Brasil. Mas esta em constante luta contra o governo capitaneado pelo PT, um governo que defende interesses outros do que os da família mais poderosa, daí o interesse em caracterizar este partido como o mais corrupto, o que já verificamos, trata-se de uma grande peça de ficção.
Por fim, ah, os generais, estes sim, homens sérios e incorruptíveis. Bem, eu não quero perder muito tempo aqui, mas como pensador, tenho que argumentar que isto não é verdade. Na ciência existe uma afirmação que diz: “A ausência de evidência não é a evidência de ausência”. Pois bem, com isso quero dizer que na época da ditadura, este pensador que aqui escreve não poderia escrever nada disso, muito menos procurar os casos de corrupção no governo militar. Pois isto era PROIBIDO. É, isso mesmo, era proibido investigar, publicar, ou qualquer ato que pusesse em questão os militares. Assim, não é que não havia casos de corrupção no governo militar. O que acontecia de fato, é que não havia investigação, muito menos publicação dos casos que porventura existiam, porque amigos, havia CENSURA. Assim, não é verdade que não havia corrupção no governo militar. Ela apenas não aparecia de forma acintosa. Mas, apenas para que vocês entendam, um governo militar de fato nomeia governantes civis para governar. Assim, ele escolhe dentre aqueles que concordam com suas ideologias e seus métodos autoritários, governantes dentre os civis para que executem de fato as políticas e governem o país. Assim foi com o Maluf, os Bornhausen, os coronéis nordestinos. Os corruptos civis da era militar são de fato nomeados pelos militares, sendo que existe tanta ou mais corrupção no tempo dos militares, com a única diferença que você leitor, não pode falar, investigar, controlar, publicar NADA que envolva os casos de corrupção em uma ditadura.
Assim, leitores, eu quero que vocês pensem. Pensem como pode uma afirmação, ao ser repetida muitas vezes, tornar-se uma verdade (isso era o método da propaganda nazista). O PT, de fato, não é o partido mais corrupto da história. De fato, não é o mais corrupto do presente. Mas de fato, este não é o fato que está sendo divulgado.
Reflita, pense, critique, pois às vezes você pode pensar que é crítico e esperto, mas de fato está sendo apenas manipulado. Mas o pensamento livre liberta, e estamos aqui para libertar. Até a próxima!!!!!


O Pensador

Nenhum comentário:

Postar um comentário